OBJETIVO / PROPÓSITO
Proporcionar a correta interpretação dos requisitos da Norma: CQI-17 “Processos Especiais: Avaliação do Sistema de Soldagem-Manufatura de Montagem Eletrônica (EAM-SSA)”, bem como a qualificação de auditores CQI-17.
Dentre os principais objetivos deste treinamento podemos citar:
• Melhorar a gestão dos processos de manufatura de produtos eletrônicos e PCBAs por Soldagem-Manufatura de Montagem Eletrônica, focando na Prevenção e Melhoria da Qualidade, através do conhecimento e controle sobre o processo e pela redução de riscos de ocorrência de produtos não conformes e custos da não qualidade.
• Entender os requisitos essenciais do CQI-17 e identificar os modos possíveis de atendimento (evidências)
• Melhorar a habilidade dos auditores CQI-17 na condução de auditorias em processos de manufatura que incluam manufatura de peças por processamento de borracha.
Profissionais envolvidos com os processos de Soldagem-Manufatura de Montagem Eletrônica, Técnicos, Especialistas de Processos para Soldagem-Manufatura de Montagem Eletrônica, Auditores do Sistema de Gestão da Qualidade, Auditores de Processos de Manufatura e Gestores dos Processos de Soldagem-Manufatura de Montagem Eletrônica.
-
Definição de Processo Especial e por que o AIAG criou o CQI-17;
-
Conceitos fundamentais de Soldagem Eletrônica e dos processos aplicados de Soldagem-Manufatura de Montagem Eletrônica;
-
Interpretação dos Requisitos CQI-17 Avaliação do Sistema de Soldagem-Manufatura de Montagem Eletrônica, incluindo as seguintes seções de avaliação e Tabelas de Processo aplicáveis;
- Seção 1 – Responsabilidade da Gestão & Planejamento da Qualidade
- Seção 2 – Responsabilidade da Fábrica & pelo Manuseio de Materiais
- Seção 3 – Equipamento
- Seção 4 – Auditoria do Trabalho
- 15 Tabelas de Processo especificadas para os processos aplicáveis de EAM-SSA
- 10 Tabelas Auxiliares com recomendações de parâmetros de processo-chave
-
Atividades em grupo, Dinâmicas e Exercícios em sala de aula, para interpretação dos requisitos e entendimento do critério de classificação das Seções de Avaliação das Tabelas de Processo aplicáveis
-
Discussão de potenciais não-conformidades e ações corretivas aplicáveis identificadas na Auditoria CQI-17
Importante:
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO DE AUDITOR – conforme Norma CQI-17
Auditores devem ter a seguinte experiência específica para conduzir a Avaliação do Sistema de Soldagem-Manufatura de Montagem Eletrônica:
1. O avaliador deve ter um mínimo de 5 anos de experiência em Soldagem-Manufatura de Montagem Eletrônica e conhecimento dos padrões de referência aplicáveis da indústria eletrônica (Norma CQI-17, Seção 2.3, Tabela 1-1), ou uma combinação de formação educacional metalúrgica formal e experiência em Soldagem-Manufatura de Montagem Eletrônica, totalizando um mínimo de 5 anos. O avaliador deve possuir conhecimento específico do processo e produto que está sendo auditado, bem como dos requisitos específicos do cliente.
2. O avaliador deveria ser qualificado como auditor interno de sistema de gestão da qualidade (SGQ) (por exemplo, IATF 16949, ISO 9001).
3. O avaliador deveria possuir conhecimento e estar familiarizado com a aplicação das ferramentas fundamentais da qualidade automotiva (core tools), incluindo controle estatístico de processos, análise de sistemas de medição, aprovação de peças, análise de modo e efeito de falha e planejamento avançado de qualidade.
Nota: Se mais de um avaliador for requerido para atender as qualificações acima, o avaliador líder deve ser a pessoa que atenda os requisitos do item 1.
Outros Requisitos:
A organização deve manter os registros de auditoria com as evidências objetivas e constatações de todos os requisitos aplicáveis do CQI-17, bem como os planos de ação corretiva adequados para tratar não conformidades identificadas. Estes registros devem estar legíveis e disponíveis para revisão por qualquer cliente.
Requisitos Complementares:
1. A organização deve ter planos de contingência de reação disponíveis;
2. As tabelas de processo aplicáveis na avaliação devem ter controle de rastreabilidade
3. Equipamentos e operadores de acordo com ANSI/ESD S20.20 ou IEC 61340-5-3.
4. Controle de documentação listada nas Tabelas de Processo
5. Recomendação de qualificação dupla dos principais componentes eletrônicos
6. Tabelas de parâmetros de processo são diretrizes e podem ser ajustados (AABUS)
7. Seção 9.0 das Tabelas de Processo são questões para explorar tópicos da indústria automotiva para encontrar respostas, soluções e recomendações para tais questões.