O Pilar AUTONOMOUS MAINTENANCE (AM) é parte integrante de dois pilares AM/WO que compõe a estrutura autônoma do WCM. O pilar AM tem como objetivo primordial promover a participação dos operadores em atividades autônomas e preventivas através dos fluxos de inspeção, controle e restauração das condições das máquinas. Estas atividades promovem a eliminação das causas da contaminação e melhoria das máquinas garantindo a manutenção das condições de base destes equipamentos de produção.
O propósito deste treinamento é de promover o entendimento sobre estas atividades autônomas de manutenção que maximizam a vida dos equipamentos e eliminam as quebras ou avarias. A transferência de conhecimentos entre os pilares (PM) Professional Maintenance e (AM) Autonomous Maintenance bem como o aprendizado no exercício da manutenção melhorativa para novos desenvolvimentos de máquinas e equipamentos são benefícios primordiais desta formação.
-
Líderes e pessoas que necessitam compreender e aplicar pilar AUTONOMOUS MAINTENANCE (AM) na metodologia WCM.
-
Líderes de projetos e formação de cultura WCM.
PRÉ-REQUISITO
Não existem pré-requisitos para este treinamento, mas aconselhamos a participação no treinamento de “Pilares Gerenciais do WCM”.
-
PILAR AUTONOMOUS MAINTENANCE (AM):
-
Definição maquinários e prioridades (CD + TGPC).
-
Definição do Fluxo dos cartões, Individualização das atividades operacionais.
-
Limpeza inicial da máquina e colocação de cartões. Correção de pequenos fluxos e estabelecimento das condições básicas dos equipamentos. Contramedidas para combater as fontes de sujeira: Sinalização das fontes de sujeira e das áreas difíceis de limpar com cartões.
-
Padrões provisórios: Adotar calendário CIL R (limpeza, inspeção, lubrificação e reaperto).
-
Criação e manutenção do padrão de lubrificação.
-
Formulação de padrões de trabalho que ajudem a manter os níveis de limpeza, lubrificação e reaperto com um mínimo de tempo e esforço.
-
Melhoria da eficiência da checagem do trabalho, introduzindo controles visuais.
-
Classificação dos operários, Estudo da máquina para detecção da interferência do equipamento para a qualidade do produto e Treinamento dos operadores.
-
Aplicação e evidenciação dos problemas através das matrizes QA, QX e QM.
-
Inspeção geral do processo e integração dos padrões de limpeza e lubrificação com os padrões de inspeção geral; Contramedidas contra o erro humano e padronização dos controles e organização da gestão da manutenção.
Importante:
DIFERENCIAL DO TREINAMENTO
-
Metodologia de Ensino: Sistema de Treinamento Plexus TM,
-
A Interaction Plexus é a organização que desenvolveu o percurso formativo de líderes WCM em uma importante montadora de veículos nacional,
-
Instrutores com amplo domínio dos conceitos e cultura Lean Manufacturing e WCM,
-
A Interaction Plexus também atua no mercado de treinamentos customizados para empresas de grande e médio porte.