Muitas organizações atualmente têm como seu maior capital o conhecimento. Empresas de tecnologias são um exemplo desta afirmação. Este conhecimento pode ser do mercado, dos produtos ou clientes. Como qualquer outro ativo, o conhecimento precisa ser gerenciado assim como os demais processos da organização. A Gestão do Conhecimento criará possibilidades para que o sistema potencialize seus resultados.
Este treinamento tem como propósito apresentar para os participantes o entendimento do que é gestão do conhecimento e apresenta um processo de gestão do conhecimento.
-
Profissionais das áreas de RH, Treinamento e Desenvolvimento (T&D);
-
Gerentes e supervisores de engenharias;
-
Gestores de sistemas de gestão, auditores;
-
Tecnologia da informação.
-
A evolução até a era do conhecimento
-
O Processo de Gestão do Conhecimento
-
Identificação
-
Caminhos para identificação dos conhecimentos necessários
-
Papel dos gestores
-
Análise crítica
-
Conhecimentos críticos
-
Prioridades da gestão do conhecimento.
-
Retenção
-
Padronização
-
Política de gestão de pessoas
-
Disponibilização
-
Espiral do conhecimento
-
TWI
-
Construtivismo
-
Hierarquia de informações documentadas
-
Atualização
-
Contexto Organizacional
-
Partes interessadas
-
Entendimento do requisito 7.1.6 – Conhecimento Organizacional - ISO 9001:2015