Entender os requisitos de um sistema de gestão de ativos com base nas cláusulas da norma ISO 55001, na terminologia existente na ISO 55000 e nas diretrizes da ISO 55002.
Juntas elas fornecem o conteúdo necessário ao entendimento dos conceitos de ativos, gestão de ativos e sistema de gestão de ativos, permitindo o entendimento dos princípios e dos benefícios esperados com a adoção de um sistema de gestão de ativos. Um sistema de gestão de ativos bem estruturado resulta em um melhor gerenciamento dos riscos relacionados aos ativos e em uma melhor capacidade de atendimento aos objetivos de gestão de ativos e da própria organização.
A ISO 55000 apresenta a terminologia necessária ao correto entendimento do assunto. A ISO 55001 especifica requisitos para um sistema de gestão de ativos servindo de base para a sua implantação e/ou certificação. Já a ISO 55002 apresenta as diretrizes necessárias ao correto entendimento da norma de requisitos e para a implantação de um sistema efetivo.
Estas normas estão direcionadas para a gestão de ativos físicos, mas podem também ser aplicadas a outros tipos de ativos.
-
Pessoas que atuam no nível gerencial ou técnico e que precisam ter um maior embasamento teórico relacionado à gestão de ativos.
-
Gestores de utilidades, manutenção ou de ativos.
-
Gestores de sistemas integrados de gestão baseados em normas ISO.
-
Conceitos e terminologia relacionada à Gestão de Ativos;
-
Sistema de Gestão de Ativos segundo as normas ISO;
-
Plano Estratégico de Gestão de Ativos (SAMP) e seu impacto na organização;
-
Requisitos da ISO 55001 e diretrizes da ISO 55002 integrados.
Importante:
Interpretar e entender os requisitos da norma ISO 55001, a terminologia da ISO 55000 e as diretrizes da norma ISO 55002 para aplicação em um Sistema de Gestão de Ativos.
Juntas elas fornecem uma visão da gestão ativos, seus princípios, terminologia e os benefícios esperados com a adoção da gestão de ativos. Um sistema de gestão de ativos é usado pela organização para dirigir, coordenar e controlar as atividades de gestão de ativos. Ele pode fornecer melhoria no controle de riscos e garante que os objetivos de gestão de ativos serão alcançados por meio de uma base consistente.
A ISO 55001 especifica requisitos para um sistema de gestão de ativos dentro do contexto da organização sendo, portanto, passível de certificação. Ela pode ser aplicada a todos os tipos de ativos e por todos os tipos e tamanhos de organizações.
Particularmente ela está direcionada para a gestão de ativos físicos, mas pode também ser aplicada a outros tipos de ativos. Ela é uma das normas que recebeu mais atenção da ‘ISO’ nos últimos tempos e é grande a expectativa em relação à mesma.
Importante:
Diferencial do Treinamento
Inclusão das três principais normas da família ISO 55000 facilitando o entendimento dos requisitos e diretrizes necessários a obtenção de um sistema de gestão de ativos robusto e efetivo.