A aprovação de seu processo de APQP virá por meio do envio do Processo de Aprovação de Peças de Produção (PPAP). O PPAP é um processo padronizado criado para fornecer evidências ao cliente de que há um processo confiável e repetível em vigor.
Atualmente, o processo PPAP é regido pelo Manual PPAP publicado pela AIAG. O manual contém uma lista de verificação que inclui todos os elementos e requisitos para um PPAP completo. Há 18 elementos possíveis que devem ser verificados. É importante que, independentemente do nível solicitado pelo cliente, todos os elementos aplicáveis levem à obtenção de um processo estável e robusto.
Elementos elegíveis para o PPAP:
- Registros de projeto
- Documentos de alteração de engenharia
- Aprovação de engenharia do cliente
- Análise de efeitos e modos de falha de projeto (DFMEA)
- Diagramas de fluxo de processo
- Análise do modo de falha e dos efeitos do processo (PFMEA)
- Plano de controle
- Análise do sistema de medição (MSA)
- Resultados dimensionais
- Resultados dos testes de desempenho de materiais
- Estudos de processos iniciais
- Documentação do laboratório qualificado
- Relatório de aprovação de aparência (AAR)
- Produto de amostra
- Amostra mestre
- Auxiliares de verificação
- Registros de conformidade com requisitos específicos do cliente
- Garantia de envio de peças (PSW)
Para enviar um PPAP, é importante definir não apenas um plano de trabalho, mas também uma estratégia. É uma comunicação direta entre o cliente e o fornecedor que confirma a satisfação de cada elemento do PPAP. O PPAP também é necessário sempre que uma nova peça ou uma alteração em peças ou processos existentes estiver sendo planejada.
Para obter mais informações ou saber mais sobre o PPAP, procure nossos treinamentos relacionados. A Interaction Plexus projeta, desenvolve e oferece programas de treinamento internacionalmente credenciados e reconhecidos pelo setor para a cadeia de suprimentos de manufatura global com um objetivo fundamental: melhoria real do desempenho.