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O que é o Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP)?

O APQP (Advanced Product Quality Planning, traduzindo – Planejamento Avançado da Qualidade do Produto) é um método estruturado para definir e estabelecer as etapas necessárias para atender a todos os CSRs (Customer Specific Requirements, Requisitos Específicos do Cliente) em qualquer novo lançamento ou processo de planejamento de produto. O processo de APQP serve como um guia no processo de desenvolvimento de produtos e uma forma padrão de compartilhar resultados entre as organizações e seus clientes.seu cliente pode exigir que você implemente o APQP para implementar e manter os Requisitos Específicos do Cliente por meio de um acordo contratual ou outro meio de comunicação. Se não houver uma exigência direta do cliente, sua organização pode optar por usar a diretriz APQP do AIAG como prática recomendada no setor automotivo.

Qual é a origem do APQP?

No início da década de 1980, a Ford publicou o primeiro manual que abordava formalmente as diretrizes do APQP para fornecedores, e a Chrysler e a GM seguiram o exemplo e desenvolveram seus próprios padrões para o método. Anos mais tarde, os três OEMs reconheceram a necessidade de uma única diretriz de APQP e, em 1994, lançaram o Manual de APQP da AIAG com a intenção de garantir que todas as organizações da cadeia de suprimentos automotiva produzissem um plano de qualidade para apoiar o desenvolvimento de um produto ou serviço que satisfizesse o cliente e seus requisitos.

Atualmente, essa prática é usada em todos os setores e foi desenvolvida como o método preferido para facilitar a comunicação entre a cadeia de suprimentos e a organização ou o cliente.

As 5 fases do APQP

Há cinco fases no processo APQP, sendo que cada fase ocorre simultaneamente com pelo menos uma outra, fornecendo o resultado de cada fase para a entrada da próxima (veja a Figura 1):

Fase 1 – Planejar e definir o programa
Fase 2 – Projeto do produto e verificação do desenvolvimento
Fase 3 – Verificação do projeto e do desenvolvimento do processo
Fase 4 – Validação do produto e do processo
Fase 5 – Avaliação de feedback e ação corretiva

A Interaction Plexus projeta, desenvolve e oferece programas de treinamento internacionalmente credenciados e reconhecidos pelo setor para a cadeia de suprimentos de manufatura global com um objetivo fundamental: melhoria real do desempenho. Para obter mais informações sobre o APQP ou para saber mais, procure nossos treinamentos relacionados. Fontes:

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