Proporcionar a correta interpretação dos requisitos da Norma: CQI-30 “Processos Especiais: Avaliação do Sistema de Processamento de Borracha – Mistura & Moldagem”, bem como a qualificação de auditores CQI-30.
Dentre os principais objetivos deste treinamento podemos citar:
-
Melhorar a gestão dos processos de manufatura de peças fabricadas por processamento de borracha, focando na Prevenção e Melhoria da Qualidade, através do conhecimento e controle sobre o processo e pela redução de riscos de ocorrência de produtos não conformes e custos da não qualidade.
-
Entender os requisitos essenciais do CQI-30 e identificar os modos possíveis de atendimento (evidências).
-
Melhorar a habilidade dos auditores CQI-30 na condução de auditorias em processos de manufatura que incluam manufatura de peças por processamento de borracha.
Profissionais envolvidos com o processo de manufatura de borracha (Mistura e Moldagem), Técnicos, Especialistas de Processos para Processamento de Borracha, Auditores do Sistema de Gestão da Qualidade, Auditores de Processos de Manufatura e Gestores dos Processos de Processamento de Borracha.
-
Definição de Processo Especial e por que o AIAG criou o CQI-30;
-
Revisão geral dos Processos de Processamento de Borracha (Mistura & Moldagem);
-
Interpretação dos Requisitos CQI-30 Avaliação do Sistema de Processamento de Borracha (Mistura & Moldagem);
-
Seção 1 – Generalidades, Avaliação Pré-Auditoria.
-
Seção 2 – Responsabilidade da Gerência e Planejamento da Qualidade.
-
Seção 3 – Auditoria do Trabalho.
-
Seção 4 – Mistura de Borracha.
-
Seção 5 – Inspeção e Teste.
-
Seção 6 – Instalações e Equipamentos.
-
Seção 7 – Moldagem.
-
Seção 8 – Preparação do Substrato.
-
Atividades em grupo, Dinâmicas, Exercícios em sala de aula, além de Estudo de Caso através da simulação de um processo de Processamento de Borracha;
-
Discussão de potenciais não-conformidades e ações corretivas aplicáveis identificadas na Auditoria CQI-30.
Importante:
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO DE AUDITOR – conforme Guia CQI-30
Auditores devem ter a seguinte experiência específica para conduzir a Avaliação do Sistema de Processamento de Borracha (Mistura & Moldagem):
-
O auditor deve possuir conhecimento em processos de Processamento de Borracha (Mistura & Moldagem). Evidências devem incluir no mínimo 5 anos de experiência em Processamento de Borracha ou uma combinação de formação educacional em Engenharia e experiência em Processamento de Borracha, totalizando um mínimo de 5 anos.
-
Ser um auditor interno de Sistema de Gestão da Qualidade experiente (com base, por exemplo, em IATF 16949 ou ISO 9001).
-
Auditor deve possuir conhecimento ou estar familiarizado com a aplicação dos Core Tools Automotivos, incluindo CEP, MSA, FMEA e APQP/PPAP.
Nota: Se mais de um Auditor for requerido para atender as qualificações acima, o Auditor Líder deve ser o profissional que atenda o requisito do item #1.
Importante:
Outros Requisitos:
A organização deve manter os registros de auditoria com as evidências objetivas e constatações de todos os requisitos aplicáveis do CQI-30, bem como os planos de ação corretiva adequados para tratar não conformidades identificadas.
Estes registros devem estar legíveis e disponíveis para revisão por qualquer cliente. Recuperação da documentação envolvida devem atender aos requisitos da IATF 16949 e ISO 9001 quanto ao controle de informação documentada.