O pilar WORKPLACE ORGANIZATION (WO) compõe a estrutura autônoma do WCM voltada para as melhorias dos postos de trabalho. O propósito das metodologias empreendidas neste pilar é de eliminar as atividades difíceis sobre o ponto de vista ergonômico, eliminar a variação de processo pela falta ou inconsistência de padrões operativos e eliminar as atividades que não agregam valor. O resultado desse trabalho é a obtenção da linha de produção ordenada e limpa, ao longo da qual os funcionários se movem com facilidade e segurança.
Através da implementação de uma sequência de trabalho-padrão para reduzir a variação de qualidade e a consolidação final de padrão flexível de trabalho fortemente relacionado ao fluxo de valor da organização, o pilar WO promove a operacionalização de um fluxo de aprendizagem, em que as pessoas são orientadas a manter o padrão para obter a redução da variação de processo partir de estudos sobre as causas do erro humano e falhas do processo relacionadas ao método, material e máquina.
O estabelecimento de controles preventivos com ênfase na qualidade e produtividade operacional e o controle comportamental tecnológico permite a miscigenação entre o adestramento de comportamentos operativos e tecnologias, entregando um Fluxo Otimizado e Balanceado dos postos de trabalho para a Manufatura.
-
Líderes e pessoas que necessitam compreender e aplicar pilar SAF (Safety – Segurança), na metodologia WCM.
-
Líderes de projetos e formação de cultura WCM.
PRÉ-REQUISITO
Não existem pré-requisitos para este treinamento, mas aconselhamos a participação no treinamento de “Pilares Gerenciais do WCM”.
-
Pilar WORKPLACE ORGANIZATION (WO):
Visualização das perdas através da organização do Posto de Trabalho (WO e interação com os demais pilares): Os sete desperdícios (Muda), Análise de valor dos trabalhos (VAA / NVAA), Golden Zone e Spaghetti Chart.
-
Classificação de áreas modelo utilizando-se uma metodologia denominada ABC
-
Limpeza inicial e aplicação das ferramentas 5S e 5T.
-
Aplicação de cartões autônomos em locais identificados como fonte de contaminação, para posterior intervenção dos pilares de manutenção AM e PM.
-
Melhoria das condições de trabalho, Melhoria da ergonomia, aumento da produtividade e melhoria da qualidade: Dispositivos poka yoke e análise de Muri, Mura e Muda.
-
Combate às perdas de dessaturação, retrabalho e NVAA.
-
Definição dos padrões iniciais.
-
Consolidação da metodologia Quality Gates: Identificação das causas do erro humano e das falhas do processo (máquina, material e método).
-
Reengenharia da disposição de materiais ao longo da linha de produção para balanceamento das cargas de trabalho.
-
Consolidação da padronização através da reengenharia do processo.
-
Implementação de uma sequência de trabalho-padrão para reduzir a variação de qualidade e a consolidação final de padrão flexível de trabalho fortemente relacionado ao fluxo de valor da organização.
-
Os 7 Step’s do pilar WO.
Importante:
DIFERENCIAL DO TREINAMENTO
-
Metodologia de Ensino: Sistema de Treinamento Plexus TM,
-
A Interaction Plexus é a organização que desenvolveu o percurso formativo de líderes WCM em uma importante montadora de veículos nacional,
-
Instrutores com amplo domínio dos conceitos e cultura Lean Manufacturing e WCM,
-
A Interaction Plexus também atua no mercado de treinamentos customizados para empresas de grande e médio porte.