FA-0091 - CQI-22 Guia do Custo da Má Qualidade

Descrição

OBJETIVOS

• Assegurar o correto entendimento e definição de Custos da Qualidade
• Identificar quais são as categorias básicas de Custos da Qualidade
• Entender como a abordagem de Custos da Má Qualidade estão inseridos no Custos da Qualidade
• Entender que o escopo de Custos da Má Qualidade não se restringe apenas como o Custo da Não Conformidade, mas também como o Custo da Perda de Oportunidade
• Entender as estratégias de Identificação, Quantificação, Monitoramento, Priorização e Ação para alcançar os resultados pretendidos na gestão do Custo da Má Qualidade
• Definir um processo efetivo de comunicação com a Alta Direção da organização, através da determinação de objetivos, metas e relatórios realísticos para o Custo da Má Qualidade
• Assegurar que a quantificação seja elaborada em dinheiro ($$$ - Custo), para estimular a Alta Direção a designar os recursos necessários e priorizar ações de melhoria.

Público Alvo

  • Profissionais e colaboradores dos processos de negócio da organização que poderiam incluir mas não se limitar as seguintes áreas de atuação: Engenharia, Desenvolvimento, Qualidade, Logística, Finanças, Produção, Manutenção, Planejamento, Compras, Vendas, Marketing, etc.

 

Conteúdo

  • Custos da Qualidade: Definição, Categorias, Elementos e Aspectos Fundamentais
  • Identificação dos Custos da Má Qualidade: Mapeamento dos elementos da organização que representam desperdícios, falhas, erros, correções, reprocessamentos, inspeções, detecções, paradas não planejadas, estoque excessivos, movimentações excessivas, atividades com valores não agregado e elementos que representam perdas de oportunidades, falta de métodos preventivos e falta de visibilidade para custos ocultos que não são tratados
  • Quantificação dos Custos da Má Qualidade: Valorização dos elementos identificados pela organização em dinheiro real gasto, tanto dos custos da não conformidade, como dos custos da perda de oportunidades. Entender métodos de cálculos que orientem a organização de como aplicar e determinar os Custos da Má Qualidade associados 
  • Priorização dos Custos da Má Qualidade: Realização da análise crítica dos custos identificados e quantificados, através da classificação dos elementos mapeados e do uso de ferramentas de priorização, como:

              a) Gráfico de Importância x Habilidade de Mudança pela organização  

       b) Pirâmide de Custos x Impacto

  • Plano de Ação para reduzir/eliminar Custos da Má Qualidade: Desenvolvimento de planos de ação viáveis, realísticos para alcançar resultados desejados. Estabelecimento de objetivos, metas, relatórios e ferramentas de comunicação e participação, para estimular todos os colaboradores a contribuir com o alcance das metas estabelecidas
  • Método da Auto Avaliação: Ferramenta útil e simples para identificar e quantificar os elementos dos Custos da Má Qualidade por departamento, área ou processo da organização
  • Atividades em grupo e Dinâmicas em Sala de Aula: Realização de discussões, reflexões, exercícios e simulações, aplicando os conceitos apresentados e promovendo um ambiente de interações e troca de experiências

 


Carga Horária

Carga horária: 8 horas

OBJETIVOS

• Assegurar o correto entendimento e definição de Custos da Qualidade
• Identificar quais são as categorias básicas de Custos da Qualidade
• Entender como a abordagem de Custos da Má Qualidade estão inseridos no Custos da Qualidade
• Entender que o escopo de Custos da Má Qualidade não se restringe apenas como o Custo da Não Conformidade, mas também como o Custo da Perda de Oportunidade
• Entender as estratégias de Identificação, Quantificação, Monitoramento, Priorização e Ação para alcançar os resultados pretendidos na gestão do Custo da Má Qualidade
• Definir um processo efetivo de comunicação com a Alta Direção da organização, através da determinação de objetivos, metas e relatórios realísticos para o Custo da Má Qualidade
• Assegurar que a quantificação seja elaborada em dinheiro ($$$ - Custo), para estimular a Alta Direção a designar os recursos necessários e priorizar ações de melhoria.

  • Profissionais e colaboradores dos processos de negócio da organização que poderiam incluir mas não se limitar as seguintes áreas de atuação: Engenharia, Desenvolvimento, Qualidade, Logística, Finanças, Produção, Manutenção, Planejamento, Compras, Vendas, Marketing, etc.

 

  • Custos da Qualidade: Definição, Categorias, Elementos e Aspectos Fundamentais
  • Identificação dos Custos da Má Qualidade: Mapeamento dos elementos da organização que representam desperdícios, falhas, erros, correções, reprocessamentos, inspeções, detecções, paradas não planejadas, estoque excessivos, movimentações excessivas, atividades com valores não agregado e elementos que representam perdas de oportunidades, falta de métodos preventivos e falta de visibilidade para custos ocultos que não são tratados
  • Quantificação dos Custos da Má Qualidade: Valorização dos elementos identificados pela organização em dinheiro real gasto, tanto dos custos da não conformidade, como dos custos da perda de oportunidades. Entender métodos de cálculos que orientem a organização de como aplicar e determinar os Custos da Má Qualidade associados 
  • Priorização dos Custos da Má Qualidade: Realização da análise crítica dos custos identificados e quantificados, através da classificação dos elementos mapeados e do uso de ferramentas de priorização, como:

              a) Gráfico de Importância x Habilidade de Mudança pela organização  

       b) Pirâmide de Custos x Impacto

  • Plano de Ação para reduzir/eliminar Custos da Má Qualidade: Desenvolvimento de planos de ação viáveis, realísticos para alcançar resultados desejados. Estabelecimento de objetivos, metas, relatórios e ferramentas de comunicação e participação, para estimular todos os colaboradores a contribuir com o alcance das metas estabelecidas
  • Método da Auto Avaliação: Ferramenta útil e simples para identificar e quantificar os elementos dos Custos da Má Qualidade por departamento, área ou processo da organização
  • Atividades em grupo e Dinâmicas em Sala de Aula: Realização de discussões, reflexões, exercícios e simulações, aplicando os conceitos apresentados e promovendo um ambiente de interações e troca de experiências

 

Importante:

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Carga horária: 8 horas


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