SP-0015 - Formação Green Belt (novo)

Descrição

O Propósito deste treinamento é capacitar os profissionais da organização na aplicação da metodologia DMAIC em projetos de melhoria na resolução de problemas crônicos e complexos, bem como na avaliação de consistência de projetos Green Belt.

O treinamento Green Belt funciona como uma progressão do treinamento de White Belt, já que os projetos Green Belts utilizam também a metodologia DMAIC. Entretanto como a complexidade de um projeto Green Belt requer a análise de risco e variação de processos, o treinamento Green Belt aborda as ferramentas estatísticas e analíticas (para maior detalhamento ver o item diferenças entre o Green Belt e White Belt).

Obs.: Por problema crônico entende-se o problema repetitivo ao longo do tempo. Por problema complexo entende-se o problema que requer uma análise mais aprofundada de risco e variação de processo para se chegar a uma solução efetiva.

Os objetivos de aprendizado são:
a) Desenvolver o raciocínio estatístico e analítico no uso das ferramentas de Lean Six Sigma.
b)Aplicar as ferramentas de Green Belt segundo a metodologia DMAIC durante a realização de um projeto de melhoria de problema crônico e complexo.
d) Aplicar "Ténicas estatísticas apropriadas" (uso do Minitab®) para a formação de Green Belt, usuais para cada fase da metodologia DMAIC, visando alcançar os objetivos e os benefícios esperados dos projetos Green Belt - Lean 6 Sigma desenvolvidos pela organização.

Público Alvo

Profissionais com experiência na aplicação de metodologias e ferramentas básicas de solução de problemas (PDCA/DMAIC) que necessitem de uma sólida formação nas ferramentas estatísticas e analíticas necessárias para solução de problemas crônicos e complexos.
 
Importante: Caso não tenham experiência na aplicação de metodologias de solução de problemas e nas ferramentas básicas da qualidade, é recomendado que os profissionais realizem o treinamento de formação White Belt.

Conteúdo


VISÃO GERAL do 6 SIGMA

Metodologia DMAIC
 
  • O Método Científico de solução de problemas PDCA e DMAIC
  • Integração do PDCA com o DMAIC
  • Integração das ferramentas analíticas e estatísticas com a metodologia DMAIC
  • Pilares do 6 Sigma: alinhamento com a estratégia do negócio, análise de causa e efeito e foco nas causas (Xs): levantamento, análise, melhorias, redução da variação e eficácia das ações
Gestão do Programa 6 Sigma
 
  • Papéis e Responsabilidades: Patrocinador (Sponsor), Padrinho (Champion), Belts (Black, Green e White Belt), Facilitador (Consultor Interno / Externo), Especialistas (Membros da equipe)
  • Problema Crônico x Problema Esporádico
  • Problemas que podem ser elegíveis para um projeto Green Belt
  • Identificação e Escolha do Projeto
FASE DEFINIR (D)
 
  • Voz do Cliente: métodos de coleta de dados
  • Ferramentas de determinação de requisitos de cliente: CTQ.
  • Identificação e Priorização de Projetos: gráfico sequencial e de barras, análise de dados históricos e Matriz GUT
  • Objetivo do Projeto: definição da Meta Geral do projeto, Metas SMART e benchmarking
  • Impacto do Projeto: identificando benefícios Qualitativos e Quantitativos do Projeto
  • Escopo do Projeto: Diagrama Dentro e Fora e identificando limites do processo
  • Fundamentos sobre Processos: SIPOC e Mapeamento de Processo.
  • Charter de Projeto: apresentação e aprovação do Business Case
  • Responsabilidades do Green Belt e Trabalho em Equipe
  • Gestão do Projeto: Gestão a Vista, Tollgates, Checklists de validação de fases
FASE MEDIR (M)
 
  • Delimitação do Problema Crônico em Fenômeno(s): ferramentas de coleta de dados: Plano de amostragem, 3GENs (Genba, Genbutsu, Gengitsu), 5W1H, Estratificação, Folha de Coleta de Dados, Pareto, Diagrama de Árvore
  • Tipos de Dados: Qualitativos/Atributo e Quantitativo/Variável: Variável Discreta/Contínua
  • Fontes de coleta de dados
  • Transformação de dados qualitativos em dados quantitativos
  • Objetivos específicos do Projeto: definição de metas específicas do projeto
  • Fluxograma de Processo e Matriz de Causa Efeito
  • Amostragem: tipo, frequência e metodologia
  • Funções do Software Minitab® para as ferramentas da Fase Medir
  • Estatística Descritiva Básica: medidas de localização, dispersão e distribuição
  • Distribuições: Binomial (proporção de defeituosos) e Poisson (taxa de defeitos)
  • Distribuição Normal (variáveis contínuas): Curva Normal
  • Avaliação de normalidade da distribuição: Teste Anderson-Darling, Teste Gráfico de Probabilidade Normal
  • Identificação e gerenciamento de causas comuns e causas especiais
  • Métodos Gráficos: Run Chart, Histograma, Dot Plot, Box Plot.
  • Fundamentos de MSA: variáveis do sistema de medição, acuracidade, precisão e estabilidade
  • Estudos de MSA para variáveis e atributos: repetibilidade e reprodutibilidade(R&R), método da tabulação cruzada (Kappa)
  • Estabilidade e Capabilidade para variáveis contínuas: Pp, Ppk, Cp, Cpk
  • Capabilidade para variáveis discretas: Cálculo do score Z e transformação de Cp e Cpk em ppm ou % defeitos
FASE ANALISAR (A)
 
  • PFMEA
  • Análise de causa raiz: diagrama de causa efeito , fatores 6Ms, 5 porquês
  • Validação dos 5 porquês
  • Análise da Ocorrência e da Não Detecção
  • Funções do Software Minitab® para as ferramentas da Fase Analisar
  • Tipos de variação: dentro da amostragem (posicional), entre amostragens (cíclica), temporal (de tempos em tempos)
  • Inferência estatística, Intervalo de Confiança e Significância: tipos de erros
  • Testes de Hipóteses para: médias, desvio-padrão, proporção de defeituosos, taxa de defeitos, análise de variância (ANOVA)
  • Estudos de Correlação e Análise de Regressão
FASE MELHORAR (I)
 
  • Diferença entre contenção, ação corretiva e ação preventiva
  • Cronogramas e Plano de Ação
  • Poka Yoke
  • Análise SWOT e Matriz de Impacto x Esforço
  • Carta de Controle e Análise de Capacidade ANTES/DEPOIS
  • Otimização de Melhorias – ANOVA para médias (ANOM)
FASE CONTROLAR (C)
 
  • Funções do Software Minitab® para as ferramentas da Fase Controlar
  • Cartas de Controle por variável: média e amplitude, valores individuais e amplitudes móveis e cartas de Controle por atributos: cartas p, np, c e u
  • Acompanhamento de indicadores de desempenho do projeto (KPIs)
  • Lições Aprendidas
  • Matriz e Plano de Treinamento
  • Plano de Controle
  • Verificação do saving do projeto e de sustentação da melhoria
  • Relatório Sumarizado do Projeto

Importante

SOFTWARE MINITAB®
É necessário a disponibilização de no mínimo 1 notebook com o software Minitab®, por participante (ou no máximo dupla de participantes). É possível instalar uma versão de teste deste software que é válida por 30 dias. As turmas devem ter no máximo 20 participantes. Recomenda-se a instação pelo computador para obter a versão completa do software, pois em alguns casos quando instalados em app ou em celulares a versão instalada é mais antiga e parcial não contendo todos os recursos necessários.
 
OPCIONAL
 
Coaching de Acompanhamento de Projeto: Visitas de coaching de acompanhamento de projeto até sua conclusão para obtenção da certificação Green Belt podem ser realizadas.
 
Avaliação de Projeto para Qualificação Green Belt: Para a obtenção da Qualificação Green Belt o projeto deve estar fechado e considerado eficaz pelo padrinho (Champion), com as respectivas evidências que suportem esta conclusão. O Green Belt e o Champion do projeto devem apresentar estas evidências com pelo menos uma visita de acompanhamento do projeto. Sem a conclusão bem sucedida de um projeto, os participantes receberão apenas um certificado de participação.

Carga Horária

Carga horária: 40 horas

O Propósito deste treinamento é capacitar os profissionais da organização na aplicação da metodologia DMAIC em projetos de melhoria na resolução de problemas crônicos e complexos, bem como na avaliação de consistência de projetos Green Belt.

O treinamento Green Belt funciona como uma progressão do treinamento de White Belt, já que os projetos Green Belts utilizam também a metodologia DMAIC. Entretanto como a complexidade de um projeto Green Belt requer a análise de risco e variação de processos, o treinamento Green Belt aborda as ferramentas estatísticas e analíticas (para maior detalhamento ver o item diferenças entre o Green Belt e White Belt).

Obs.: Por problema crônico entende-se o problema repetitivo ao longo do tempo. Por problema complexo entende-se o problema que requer uma análise mais aprofundada de risco e variação de processo para se chegar a uma solução efetiva.

Os objetivos de aprendizado são:
a) Desenvolver o raciocínio estatístico e analítico no uso das ferramentas de Lean Six Sigma.
b)Aplicar as ferramentas de Green Belt segundo a metodologia DMAIC durante a realização de um projeto de melhoria de problema crônico e complexo.
d) Aplicar "Ténicas estatísticas apropriadas" (uso do Minitab®) para a formação de Green Belt, usuais para cada fase da metodologia DMAIC, visando alcançar os objetivos e os benefícios esperados dos projetos Green Belt - Lean 6 Sigma desenvolvidos pela organização.

Profissionais com experiência na aplicação de metodologias e ferramentas básicas de solução de problemas (PDCA/DMAIC) que necessitem de uma sólida formação nas ferramentas estatísticas e analíticas necessárias para solução de problemas crônicos e complexos.
 
Importante: Caso não tenham experiência na aplicação de metodologias de solução de problemas e nas ferramentas básicas da qualidade, é recomendado que os profissionais realizem o treinamento de formação White Belt.

VISÃO GERAL do 6 SIGMA

Metodologia DMAIC
 
  • O Método Científico de solução de problemas PDCA e DMAIC
  • Integração do PDCA com o DMAIC
  • Integração das ferramentas analíticas e estatísticas com a metodologia DMAIC
  • Pilares do 6 Sigma: alinhamento com a estratégia do negócio, análise de causa e efeito e foco nas causas (Xs): levantamento, análise, melhorias, redução da variação e eficácia das ações
Gestão do Programa 6 Sigma
 
  • Papéis e Responsabilidades: Patrocinador (Sponsor), Padrinho (Champion), Belts (Black, Green e White Belt), Facilitador (Consultor Interno / Externo), Especialistas (Membros da equipe)
  • Problema Crônico x Problema Esporádico
  • Problemas que podem ser elegíveis para um projeto Green Belt
  • Identificação e Escolha do Projeto
FASE DEFINIR (D)
 
  • Voz do Cliente: métodos de coleta de dados
  • Ferramentas de determinação de requisitos de cliente: CTQ.
  • Identificação e Priorização de Projetos: gráfico sequencial e de barras, análise de dados históricos e Matriz GUT
  • Objetivo do Projeto: definição da Meta Geral do projeto, Metas SMART e benchmarking
  • Impacto do Projeto: identificando benefícios Qualitativos e Quantitativos do Projeto
  • Escopo do Projeto: Diagrama Dentro e Fora e identificando limites do processo
  • Fundamentos sobre Processos: SIPOC e Mapeamento de Processo.
  • Charter de Projeto: apresentação e aprovação do Business Case
  • Responsabilidades do Green Belt e Trabalho em Equipe
  • Gestão do Projeto: Gestão a Vista, Tollgates, Checklists de validação de fases
FASE MEDIR (M)
 
  • Delimitação do Problema Crônico em Fenômeno(s): ferramentas de coleta de dados: Plano de amostragem, 3GENs (Genba, Genbutsu, Gengitsu), 5W1H, Estratificação, Folha de Coleta de Dados, Pareto, Diagrama de Árvore
  • Tipos de Dados: Qualitativos/Atributo e Quantitativo/Variável: Variável Discreta/Contínua
  • Fontes de coleta de dados
  • Transformação de dados qualitativos em dados quantitativos
  • Objetivos específicos do Projeto: definição de metas específicas do projeto
  • Fluxograma de Processo e Matriz de Causa Efeito
  • Amostragem: tipo, frequência e metodologia
  • Funções do Software Minitab® para as ferramentas da Fase Medir
  • Estatística Descritiva Básica: medidas de localização, dispersão e distribuição
  • Distribuições: Binomial (proporção de defeituosos) e Poisson (taxa de defeitos)
  • Distribuição Normal (variáveis contínuas): Curva Normal
  • Avaliação de normalidade da distribuição: Teste Anderson-Darling, Teste Gráfico de Probabilidade Normal
  • Identificação e gerenciamento de causas comuns e causas especiais
  • Métodos Gráficos: Run Chart, Histograma, Dot Plot, Box Plot.
  • Fundamentos de MSA: variáveis do sistema de medição, acuracidade, precisão e estabilidade
  • Estudos de MSA para variáveis e atributos: repetibilidade e reprodutibilidade(R&R), método da tabulação cruzada (Kappa)
  • Estabilidade e Capabilidade para variáveis contínuas: Pp, Ppk, Cp, Cpk
  • Capabilidade para variáveis discretas: Cálculo do score Z e transformação de Cp e Cpk em ppm ou % defeitos
FASE ANALISAR (A)
 
  • PFMEA
  • Análise de causa raiz: diagrama de causa efeito , fatores 6Ms, 5 porquês
  • Validação dos 5 porquês
  • Análise da Ocorrência e da Não Detecção
  • Funções do Software Minitab® para as ferramentas da Fase Analisar
  • Tipos de variação: dentro da amostragem (posicional), entre amostragens (cíclica), temporal (de tempos em tempos)
  • Inferência estatística, Intervalo de Confiança e Significância: tipos de erros
  • Testes de Hipóteses para: médias, desvio-padrão, proporção de defeituosos, taxa de defeitos, análise de variância (ANOVA)
  • Estudos de Correlação e Análise de Regressão
FASE MELHORAR (I)
 
  • Diferença entre contenção, ação corretiva e ação preventiva
  • Cronogramas e Plano de Ação
  • Poka Yoke
  • Análise SWOT e Matriz de Impacto x Esforço
  • Carta de Controle e Análise de Capacidade ANTES/DEPOIS
  • Otimização de Melhorias – ANOVA para médias (ANOM)
FASE CONTROLAR (C)
 
  • Funções do Software Minitab® para as ferramentas da Fase Controlar
  • Cartas de Controle por variável: média e amplitude, valores individuais e amplitudes móveis e cartas de Controle por atributos: cartas p, np, c e u
  • Acompanhamento de indicadores de desempenho do projeto (KPIs)
  • Lições Aprendidas
  • Matriz e Plano de Treinamento
  • Plano de Controle
  • Verificação do saving do projeto e de sustentação da melhoria
  • Relatório Sumarizado do Projeto

Importante:

Importante:

SOFTWARE MINITAB®
É necessário a disponibilização de no mínimo 1 notebook com o software Minitab®, por participante (ou no máximo dupla de participantes). É possível instalar uma versão de teste deste software que é válida por 30 dias. As turmas devem ter no máximo 20 participantes. Recomenda-se a instação pelo computador para obter a versão completa do software, pois em alguns casos quando instalados em app ou em celulares a versão instalada é mais antiga e parcial não contendo todos os recursos necessários.
 
OPCIONAL
 
Coaching de Acompanhamento de Projeto: Visitas de coaching de acompanhamento de projeto até sua conclusão para obtenção da certificação Green Belt podem ser realizadas.
 
Avaliação de Projeto para Qualificação Green Belt: Para a obtenção da Qualificação Green Belt o projeto deve estar fechado e considerado eficaz pelo padrinho (Champion), com as respectivas evidências que suportem esta conclusão. O Green Belt e o Champion do projeto devem apresentar estas evidências com pelo menos uma visita de acompanhamento do projeto. Sem a conclusão bem sucedida de um projeto, os participantes receberão apenas um certificado de participação.

Carga horária: 40 horas

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO GREEN BELT
 
Serão fornecidos certificados de participação em treinamento Green Belt para todos aqueles que cumprirem com 100% de frequência no treinamento.
 
O certificado terá descrito a carga horária de 40 horas.
 
O texto deste certificado será: Certificamos que (nome do participante) participou do treinamento Formação Green Belt de 40 horas de duração, realizado nos dias (dias do treinamento), abordando os conteúdos previstos no prospecto deste treinamento.
 
Opcional - Certificado de Qualificação Green Belt:
 
Serão fornecidos certificados de conclusão com sucesso no treinamento de Green Belt para todos aqueles que:
  • Cumprir com 100% de frequência no treinamento;
  • Obter um índice de aproveitamento maior do que 70% no exame de conhecimento. Este exame tem a duração de 4horas e é realizado em dia adicional posterior aos dias de treinamento.
  • Concluir um projeto Green Belt que foi considerado aprovado pelo avaliador da Interaction Plexus em até 6 meses da finalização do treinamento.
 
O certificado terá descrito a carga horária de 40 horas e o índice de aproveitamento obtido no exame de conhecimento.
 
O texto deste certificado será:
 
Certificamos que (nome do participante) concluiu com sucesso o treinamento Formação Green Belt de 40 horas de duração, realizado nos dias (dias do treinamento), abordando os conteúdos previstos no prospecto deste treinamento e obteve um índice de aproveitamento no exame de conhecimento de (%acertos do exame de conhecimento). Certificamos ainda que o participante obteve a Qualificação Green Belt, após ter conduzido e concluído eficazmente o projeto (nome do projeto). Atestam sobre a eficácia deste projeto o avaliador (nome do avaliador da Interaction Plexus) e o Champion do projeto (nome do Champion do projeto).
 
Obs.: É permitido a realização de apenas 1 retake (refazer o exame) do exame de conhecimento. No caso de não atingimento deste índice, o treinamento completo deve ser refeito.


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Inscrição no treinamento:

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