SP-0015 - Formação Green Belt (novo)

Descrição

O Propósito deste treinamento é capacitar os profissionais da organização na aplicação da metodologia DMAIC em projetos de melhoria na resolução de problemas crônicos e complexos, bem como na avaliação de consistência de projetos Green Belt.

O treinamento Green Belt funciona como uma progressão do treinamento de White Belt, já que os projetos Green Belts utilizam também a metodologia DMAIC. Entretanto como a complexidade de um projeto Green Belt requer a análise de risco e variação de processos, o treinamento Green Belt aborda as ferramentas estatísticas e analíticas (para maior detalhamento ver o item diferenças entre o Green Belt e White Belt).

Obs.: Por problema crônico entende-se o problema repetitivo ao longo do tempo. Por problema complexo entende-se o problema que requer uma análise mais aprofundada de risco e variação de processo para se chegar a uma solução efetiva.

Público Alvo

Profissionais com experiência na aplicação de metodologias e ferramentas básicas de solução de problemas (PDCA /DMAIC) que necessitem de uma sólida formação nas ferramentas estatísticas e analíticas necessárias para a solução de problemas crônicos e complexos.

Importante: Caso não tenham experiência na aplicação de metodologias de solução de problemas e nas ferramentas básicas da qualidade, os profissionais devem realizar o treinamento de formação White Belt.

Conteúdo

VISÃO GERAL do 6 SIGMA

Metodologia DMAIC

  • O Método Científico de solução de problemas PDCA e DMAIC;
  • Integração do PDCA com o DMAIC;
  • Integração das ferramentas analíticas e estatísticas com a metodologia DMAIC;
  • Pilares do 6 Sigma: alinhamento com a estratégia do negócio, foco nas causas (Xs) e redução da variação.

Gestão do Programa 6 Sigma

  • Papéis e Responsabilidades: Patrocinador (Sponsor), Padrinho (Champion), Belts (Black, Green e White Belt), Facilitador (Consultor Interno / Externo), Especialistas (Membros da equipe);
  • Problema Crônico x Problema Esporádico;
  • Problemas que podem ser elegíveis para um projeto Green Belt;
  • Identificação e Escolha do Projeto.

FASE DEFINIR (D)

  • Voz do Cliente: métodos de coleta de dados;
  • Ferramentas de determinação de requisitos de cliente: CTQ;
  • Identificação e Priorização de Projetos: gráfico sequencial e de barras, análise de dados históricos e Matriz GUT;
  • Objetivo do Projeto: definição da Meta Geral do projeto, Metas SMART e benchmarking;
  • Impacto do Projeto: identificando benefícios Qualitativos e Quantitativos do Projeto;
  • Escopo do Projeto: Diagrama Dentro e Fora e identificando limites do processo;
  • Fundamentos sobre Processos: SIPOC e Mapeamento de Processo;
  • Charter de Projeto: apresentação e aprovação do Business Case;
  • Responsabilidades do Green Belt e e Trabalho em Equipe;
  • Gestão do Projeto: Gestão a Vista, Tollgates, Checklists de mudança de fases.

FASE MEDIR (M)

  • Delimitação do Problema Crônico em Fenômeno(s): ferramentas de coleta de dados: Plano de amostragem, 3GENs (Genba, Genbutsu, Gengitsu), 5W1H, Estratificação, Folha de Coleta de Dados, Pareto, Diagrama de Árvore;
  • Tipos de Dados: Qualitativos/Atributo e Quantitativo/Variável (Variável Discreta e Variável Contínua);
  • Fontes de coleta de dados;
  • Transformação de dados qualitativos em dados quantitativos;
  • Objetivos específicos do Projeto: definição de metas específicas do projeto;
  • Fluxograma de Processo e Matriz de Causa Efeito;
  • Amostragem: tipo, frequência e metodologia;
  • Funções do Software Minitab® para as ferramentas da Fase Medir;
  • Estatística Descritiva Básica: medidas de localização, dispersão e distribuição;
  • Distribuições: Binomial (binário) e Poisson (escala);
  • Distribuição Normal (variáveis contínuas): Curva Normal;
  • Avaliação de normalidade da distribuição: Teste Anderson-Darling, Teste Gráfico de Probabilidade Normal;
  • Identificação e gerenciamento de causas comuns e causas especiais;
  • Métodos Gráficos: Run Chart, Histograma, Dot Plot, Box Plot;
  • Fundamentos de MSA: variáveis do sistema de medição, acuracidade, precisão e estabilidade;
  • Estudos de MSA para variáveis: repetibilidade e reprodutibilidade(R&R);
  • Estudos de MSA para atributos: repetibilidade e reprodutibilidade (R&R);
  • Estabilidade e Capabilidade para variáveis contínuas: Pp, Ppk, Cp, Cpk;
  • Capabilidade para variáveis discretas: Cálculo do score Z e transformação de Cp e Cpk em ppm ou % defeitos.

FASE ANALISAR (A)

  • PFMEA;
  • Análise de causa raiz: diagrama de causa efeito , fatores 6 Ms, 5 porquês;
  • Validação dos 5 porquês;
  • Análise da Ocorrência e da Não Detecção;
  • Funções do Software Minitab® para as ferramentas da Fase Analisar;
  • Estudos de Correlação;
  • Análise de Regressão;
  • Tipos de variação: dentro da amostragem (posicional), entre amostragens (cíclica), temporal (de tempos em tempos);
  • Inferência estatística e Significância: tipos de erros;
  • Testes de Hipóteses para: médias, variâncias (ANOVA), proporções (chi-quadrado).

FASE MELHORAR

  • Diferença entre contenção, ação corretiva e ação preventiva;
  • Cronogramas e Plano de Ação;
  • Poka Yoke;
  • Análise SWOT e Matriz de Impacto x Esforço.

FASE CONTROLAR (C)

  • Funções do Software Minitab® para as ferramentas da Fase Controlar;
  • Cartas de Controle por variável: média e amplitude, indivíduos e amplitude móvel;
  • Cartas de Controle por atributos: carta p, carta Np, carta c, carta u;
  • Lições Aprendidas;
  • Matriz e Plano de Treinamento;
  • Plano de Controle;
  • Verificação do saving do projeto e de sustentação da melhoria.

 

Diretrizes

O Propósito deste treinamento é capacitar os profissionais da organização na aplicação da metodologia DMAIC em projetos de melhoria na resolução de problemas crônicos e complexos, bem como na avaliação de consistência de projetos Green Belt.

O treinamento Green Belt funciona como uma progressão do treinamento de White Belt, já que os projetos Green Belts utilizam também a metodologia DMAIC. Entretanto como a complexidade de um projeto Green Belt requer a análise de risco e variação de processos, o treinamento Green Belt aborda as ferramentas estatísticas e analíticas (para maior detalhamento ver o item diferenças entre o Green Belt e White Belt).

Obs.: Por problema crônico entende-se o problema repetitivo ao longo do tempo. Por problema complexo entende-se o problema que requer uma análise mais aprofundada de risco e variação de processo para se chegar a uma solução efetiva.

Importante

Diferenciais entre o Green Belt e White Belt

MINITAB®: É necessário a disponibilização de no mínimo 1 notebook com o software Minitab®, por participante (ou no máximo dupla de participantes). É possível instalar uma versão de teste deste software que é válida por 30 dias. As turmas devem ter no máximo 20 participantes.

OPCIONAL

Coaching de Acompanhamento de Projeto: Visitas de coaching de acompanhamento de projeto até sua conclusão para obtenção da certificação Green Belt podem ser realizadas.

Avaliação de Projeto para Qualificação Green Belt: Para a obtenção da Qualificação Green Belt o projeto deve estar fechado e considerado eficaz pelo padrinho (Champion), com as respectivas evidências que suportem esta conclusão. O Green Belt e o Champion do projeto devem apresentar estas evidências com pelo menos uma visita de acompanhamento do projeto. Sem a conclusão bem sucedida de um projeto, os participantes receberão apenas um certificado de participação.

Certificado de Participação Green Belt

Serão fornecidos certificados de participação em treinamento Green Belt para todos aqueles que cumprirem com 100% de frequência no treinamento.

O certificado terá descrito a carga horária de 50 horas. O texto deste certificado será:

Certificamos que (nome do participante) participou do treinamento Formação Green Belt de 50 horas de duração, realizado nos dias (dias do treinamento), abordando os conteúdos previstos no prospecto deste treinamento.

Opcional - Certificado de Qualificação Green Belt:

 

  • Serão fornecidos certificados de conclusão com sucesso no treinamento de Green Belt para todos aqueles que:
  • Cumprir com 100% de frequência no treinamento;
  • Obter um índice de aproveitamento maior do que 70% no exame de conhecimento. Este exame tem a duração de 4horas e é realizado em dia adicional posterior aos dias de treinamento;
  • Concluir um projeto Green Belt que foi considerado aprovado pelo avaliador da Interaction Plexus em até 6 meses da finalização do treinamento.

O certificado terá descrito a carga horária de 50 horas e o índice de aproveitamento obtido no exame de conhecimento. O texto deste certificado será:

Certificamos que (nome do participante) concluiu com sucesso o treinamento Formação Green Belt de50 horas de duração, realizado nos dias (dias do treinamento), abordando os conteúdos previstos no prospecto deste treinamento e obteve um índice de aproveitamento no exame de conhecimento de (%acertos do exame de conhecimento). Certificamos ainda que o participante obteve a Qualificação Green Belt, após ter conduzido e concluído eficazmente o projeto (nome do projeto). Atestam sobre a eficácia deste projeto o avaliador (nome do avaliador da Interaction Plexus) e o Champion do projeto (nome do champion do projeto).

Obs.: É permitido a realização de apenas 1 retake (refazer o exame) do exame de conhecimento. No caso de não atingimento deste índice, o treinamento completo deve ser refeito.


Carga Horária

Carga horária: 40 horas

O Propósito deste treinamento é capacitar os profissionais da organização na aplicação da metodologia DMAIC em projetos de melhoria na resolução de problemas crônicos e complexos, bem como na avaliação de consistência de projetos Green Belt.

O treinamento Green Belt funciona como uma progressão do treinamento de White Belt, já que os projetos Green Belts utilizam também a metodologia DMAIC. Entretanto como a complexidade de um projeto Green Belt requer a análise de risco e variação de processos, o treinamento Green Belt aborda as ferramentas estatísticas e analíticas (para maior detalhamento ver o item diferenças entre o Green Belt e White Belt).

Obs.: Por problema crônico entende-se o problema repetitivo ao longo do tempo. Por problema complexo entende-se o problema que requer uma análise mais aprofundada de risco e variação de processo para se chegar a uma solução efetiva.

Profissionais com experiência na aplicação de metodologias e ferramentas básicas de solução de problemas (PDCA /DMAIC) que necessitem de uma sólida formação nas ferramentas estatísticas e analíticas necessárias para a solução de problemas crônicos e complexos.

Importante: Caso não tenham experiência na aplicação de metodologias de solução de problemas e nas ferramentas básicas da qualidade, os profissionais devem realizar o treinamento de formação White Belt.

VISÃO GERAL do 6 SIGMA

Metodologia DMAIC

  • O Método Científico de solução de problemas PDCA e DMAIC;
  • Integração do PDCA com o DMAIC;
  • Integração das ferramentas analíticas e estatísticas com a metodologia DMAIC;
  • Pilares do 6 Sigma: alinhamento com a estratégia do negócio, foco nas causas (Xs) e redução da variação.

Gestão do Programa 6 Sigma

  • Papéis e Responsabilidades: Patrocinador (Sponsor), Padrinho (Champion), Belts (Black, Green e White Belt), Facilitador (Consultor Interno / Externo), Especialistas (Membros da equipe);
  • Problema Crônico x Problema Esporádico;
  • Problemas que podem ser elegíveis para um projeto Green Belt;
  • Identificação e Escolha do Projeto.

FASE DEFINIR (D)

  • Voz do Cliente: métodos de coleta de dados;
  • Ferramentas de determinação de requisitos de cliente: CTQ;
  • Identificação e Priorização de Projetos: gráfico sequencial e de barras, análise de dados históricos e Matriz GUT;
  • Objetivo do Projeto: definição da Meta Geral do projeto, Metas SMART e benchmarking;
  • Impacto do Projeto: identificando benefícios Qualitativos e Quantitativos do Projeto;
  • Escopo do Projeto: Diagrama Dentro e Fora e identificando limites do processo;
  • Fundamentos sobre Processos: SIPOC e Mapeamento de Processo;
  • Charter de Projeto: apresentação e aprovação do Business Case;
  • Responsabilidades do Green Belt e e Trabalho em Equipe;
  • Gestão do Projeto: Gestão a Vista, Tollgates, Checklists de mudança de fases.

FASE MEDIR (M)

  • Delimitação do Problema Crônico em Fenômeno(s): ferramentas de coleta de dados: Plano de amostragem, 3GENs (Genba, Genbutsu, Gengitsu), 5W1H, Estratificação, Folha de Coleta de Dados, Pareto, Diagrama de Árvore;
  • Tipos de Dados: Qualitativos/Atributo e Quantitativo/Variável (Variável Discreta e Variável Contínua);
  • Fontes de coleta de dados;
  • Transformação de dados qualitativos em dados quantitativos;
  • Objetivos específicos do Projeto: definição de metas específicas do projeto;
  • Fluxograma de Processo e Matriz de Causa Efeito;
  • Amostragem: tipo, frequência e metodologia;
  • Funções do Software Minitab® para as ferramentas da Fase Medir;
  • Estatística Descritiva Básica: medidas de localização, dispersão e distribuição;
  • Distribuições: Binomial (binário) e Poisson (escala);
  • Distribuição Normal (variáveis contínuas): Curva Normal;
  • Avaliação de normalidade da distribuição: Teste Anderson-Darling, Teste Gráfico de Probabilidade Normal;
  • Identificação e gerenciamento de causas comuns e causas especiais;
  • Métodos Gráficos: Run Chart, Histograma, Dot Plot, Box Plot;
  • Fundamentos de MSA: variáveis do sistema de medição, acuracidade, precisão e estabilidade;
  • Estudos de MSA para variáveis: repetibilidade e reprodutibilidade(R&R);
  • Estudos de MSA para atributos: repetibilidade e reprodutibilidade (R&R);
  • Estabilidade e Capabilidade para variáveis contínuas: Pp, Ppk, Cp, Cpk;
  • Capabilidade para variáveis discretas: Cálculo do score Z e transformação de Cp e Cpk em ppm ou % defeitos.

FASE ANALISAR (A)

  • PFMEA;
  • Análise de causa raiz: diagrama de causa efeito , fatores 6 Ms, 5 porquês;
  • Validação dos 5 porquês;
  • Análise da Ocorrência e da Não Detecção;
  • Funções do Software Minitab® para as ferramentas da Fase Analisar;
  • Estudos de Correlação;
  • Análise de Regressão;
  • Tipos de variação: dentro da amostragem (posicional), entre amostragens (cíclica), temporal (de tempos em tempos);
  • Inferência estatística e Significância: tipos de erros;
  • Testes de Hipóteses para: médias, variâncias (ANOVA), proporções (chi-quadrado).

FASE MELHORAR

  • Diferença entre contenção, ação corretiva e ação preventiva;
  • Cronogramas e Plano de Ação;
  • Poka Yoke;
  • Análise SWOT e Matriz de Impacto x Esforço.

FASE CONTROLAR (C)

  • Funções do Software Minitab® para as ferramentas da Fase Controlar;
  • Cartas de Controle por variável: média e amplitude, indivíduos e amplitude móvel;
  • Cartas de Controle por atributos: carta p, carta Np, carta c, carta u;
  • Lições Aprendidas;
  • Matriz e Plano de Treinamento;
  • Plano de Controle;
  • Verificação do saving do projeto e de sustentação da melhoria.

 

Importante:

O Propósito deste treinamento é capacitar os profissionais da organização na aplicação da metodologia DMAIC em projetos de melhoria na resolução de problemas crônicos e complexos, bem como na avaliação de consistência de projetos Green Belt.

O treinamento Green Belt funciona como uma progressão do treinamento de White Belt, já que os projetos Green Belts utilizam também a metodologia DMAIC. Entretanto como a complexidade de um projeto Green Belt requer a análise de risco e variação de processos, o treinamento Green Belt aborda as ferramentas estatísticas e analíticas (para maior detalhamento ver o item diferenças entre o Green Belt e White Belt).

Obs.: Por problema crônico entende-se o problema repetitivo ao longo do tempo. Por problema complexo entende-se o problema que requer uma análise mais aprofundada de risco e variação de processo para se chegar a uma solução efetiva.

Importante:

Diferenciais entre o Green Belt e White Belt

MINITAB®: É necessário a disponibilização de no mínimo 1 notebook com o software Minitab®, por participante (ou no máximo dupla de participantes). É possível instalar uma versão de teste deste software que é válida por 30 dias. As turmas devem ter no máximo 20 participantes.

OPCIONAL

Coaching de Acompanhamento de Projeto: Visitas de coaching de acompanhamento de projeto até sua conclusão para obtenção da certificação Green Belt podem ser realizadas.

Avaliação de Projeto para Qualificação Green Belt: Para a obtenção da Qualificação Green Belt o projeto deve estar fechado e considerado eficaz pelo padrinho (Champion), com as respectivas evidências que suportem esta conclusão. O Green Belt e o Champion do projeto devem apresentar estas evidências com pelo menos uma visita de acompanhamento do projeto. Sem a conclusão bem sucedida de um projeto, os participantes receberão apenas um certificado de participação.

Certificado de Participação Green Belt

Serão fornecidos certificados de participação em treinamento Green Belt para todos aqueles que cumprirem com 100% de frequência no treinamento.

O certificado terá descrito a carga horária de 50 horas. O texto deste certificado será:

Certificamos que (nome do participante) participou do treinamento Formação Green Belt de 50 horas de duração, realizado nos dias (dias do treinamento), abordando os conteúdos previstos no prospecto deste treinamento.

Opcional - Certificado de Qualificação Green Belt:

 

  • Serão fornecidos certificados de conclusão com sucesso no treinamento de Green Belt para todos aqueles que:
  • Cumprir com 100% de frequência no treinamento;
  • Obter um índice de aproveitamento maior do que 70% no exame de conhecimento. Este exame tem a duração de 4horas e é realizado em dia adicional posterior aos dias de treinamento;
  • Concluir um projeto Green Belt que foi considerado aprovado pelo avaliador da Interaction Plexus em até 6 meses da finalização do treinamento.

O certificado terá descrito a carga horária de 50 horas e o índice de aproveitamento obtido no exame de conhecimento. O texto deste certificado será:

Certificamos que (nome do participante) concluiu com sucesso o treinamento Formação Green Belt de50 horas de duração, realizado nos dias (dias do treinamento), abordando os conteúdos previstos no prospecto deste treinamento e obteve um índice de aproveitamento no exame de conhecimento de (%acertos do exame de conhecimento). Certificamos ainda que o participante obteve a Qualificação Green Belt, após ter conduzido e concluído eficazmente o projeto (nome do projeto). Atestam sobre a eficácia deste projeto o avaliador (nome do avaliador da Interaction Plexus) e o Champion do projeto (nome do champion do projeto).

Obs.: É permitido a realização de apenas 1 retake (refazer o exame) do exame de conhecimento. No caso de não atingimento deste índice, o treinamento completo deve ser refeito.

Carga horária: 40 horas

Os objetivos de aprendizado são:

Desenvolver o raciocínio estatístico e analítico no uso das ferramentas Green Belt.

Aplicar as ferramentas Green Belt segundo a metodologia DMAIC durante a realização de um projeto de melhoria de problema crônico e complexo.


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Inscrição no treinamento:

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