EL-002 - Processo de Certificação - 8D Electrolux


Descrição

Processo Sancionado Electrolux

Entender e ser capaz de aplicar a Metodologia de Solução de Problemas da Electrolux dentro da organização, de forma eficaz.

Conhecer e utilizar o portal website de comunicação Electrolux (GSQA) para realizar este processo.

Certificar os participantes que forem aprovados no Processo de Certificação - 8D Electrolux através das seguintes etapas:

1. Identificar o problema a ser tratado para aplicar o 8D, com o EQF da Electrolux;

2. Treinamento na Metodologia 8D de Solução de Problemas Electrolux, exame inicial escrito e realimentação ao participante das áreas de melhoria;

3. Aplicar o 8D no problema escolhido com o EQF, e;

4. Apresentar o 8D resolvido para avaliação e certificação.

Conforme definido com a Electrolux, este Processo de Certificação – 8D, substitui o treinamento “Solução de Problemas 8D Electrolux”.

Público Alvo

Profissionais da área de Qualidade que participam de equipes multifuncionais que são responsáveis pelos processos de resolução de problemas relacionados a componentes para a Electrolux.

Descrição das Etapas do Processo

Etapa 1: Identificar o Problema para aplicar o 8D

Cada organização fornecedora deve, em acordo com seu respectivo EQF Electrolux, escolher um problema para ser aplicado neste Processo de Certificação.

Etapa 2: Treinamento e Exame Inicial

Conteúdo do Treinamento

  • A importância de se Solucionar Problemas;
  • RNC e CAR: início de um processo de solução de problemas, informações e prazos, e utilização do portal GSQA da Electrolux para este processo;
  • Processo de Escalação;
  • Definição de Ação Corretiva;
  • 8D e suas fases:
    • Descrição do Problema,
    • Criação da Equipe;
    • Ações de Contenção e Boas Práticas;
    • Causa Raiz (Brainstorming, Ishikawa e 5 Por Quês);
    • Ações Corretivas e Ações Permanentes;
    • Verificação;
    • Extensão da Ação;
    • Reconhecimento do Grupo
  • Evidências das alterações da Documentação após a Solução do Problema;
  • Critérios de encerramento do 8D.

Etapa 3: Aplicar 8D no problema escolhido junto ao EQF

Cada empresa deverá aplicar a metodologia 8D no problema escolhido com seu EFQ na etapa 1, e enviar via e-mail, um arquivo ppt, com a apresentação da solução do problema ao instrutor, para avaliação.

Isto deverá ocorrer em até 20 dias após a aprovação no exame escrito.

Etapa 4: Apresentar 8D resolvido

Cada empresa deverá apresentar o problema resolvido, já enviado na etapa 3, em uma seção de 1 hora de coaching agendada na Interaction Plexus, com o objetivo de permitir ao instrutor uma avaliação da correta utilização das ferramentas aplicadas à análise do problema e fazer as realimentações necessárias.

Esta apresentação deverá ocorrer nas datas disponíveis para este evento agendadas pela Interaction Plexus e preferencialmente em até 15 dias após o envio do arquivo da etapa 3.

Caso não aprovado terá o direito de um retake desta seção.

Conteúdo

A importância de se Solucionar Problemas;

RNC e CAR: início de um processo de solução de problemas, informações e prazos, e

utilização do portal GSQA da Electrolux para este processo

Processo de Escalação;

Definição de Ação Corretiva;

8D e suas fases:        Descrição do Problema;

                             Criação da Equipe;

                             Ações de Contenção e Boas Práticas;

                             Causa Raiz (Brainstorming, Ishikawa e 5 Por                                          Quês);

                             Ações Corretivas e Ações Permanentes;

                             Verificação;

                             Extensão da Ação;

                             Reconhecimento do Grupo.

Evidências das alterações da Documentação após a Solução do Problema,

Critérios de encerramento do 8D.

Exame escrito: 02 horas – Está incluso 1 retake do exame para os reprovados.

Critério para aprovação: 70% de aproveitamento em cada uma das seguintes partes:

Descrição do Problema, Contenção, Análise da Causa Raiz, Ação Corretiva, Verificação eExtensão das Ações.

Observações

Critério para aprovação: 70% de aproveitamento em cada uma das seguintes partes:

Descrição do Problema, Contenção, Análise da Causa Raiz, Ação Corretiva, Verificação e Extensão das Ações.

No caso de não aprovação, o participante tem o direito de realizar um exame de retake nas partes onde não obteve os 70% de aproveitamento.

Caso seja reprovado no retake, o participante deverá refazer o treinamento, havendo interesse.

Realimentação do Exame para o participante pela Interaction Plexus

O instrutor enviará o Resultado do Exame com indicação das áreas de melhoria, por e-mail, para cada participante incluindo recomendações para estudo.

Observação: Para o aluno prosseguir para as etapas seguintes (3 e 4) ele deve ter sido aprovado no exame escrito.

As etapas 3 e 4 são realizadas por empresa com a equipe de pessoas que foram aprovadas na etapa anterior.

Emissão do certificado

Os participantes que realizaram todo o processo e foram aprovados nas etapas de avaliação (exame e coaching) receberão um certificado de:“

Participação com Sucesso no Processo de Certificação – 8D Electrolux”.

Os participantes que realizaram todo o processo e foram reprovados nas etapas de avaliação incluindo o retake (exame e coaching) receberão um certificado de:

“Participação no Treinamento Solução de Problemas Electrolux”.

Carga Horária

Carga horária: 16 horas


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Inscrição no treinamento:

EL-002 - Processo de Certificação - 8D Electrolux


         

 

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