Uma análise detalhada em falhas nas indústrias revela que 50 a 75% do total de falhas referem-se ao erro humano, em processos onde tal erro é possível. O erro humano pode ser classificado em Erro por inadvertência, Erros técnicos, Erros premeditados
Desta forma, reconhecendo o erro como inevitável dentro da natureza humana, torna-se fundamental adotar uma abordagem que previna a sua ocorrência, impedindo que o erro se torne ou tenha como conseqüência um defeito.
Entenda como utilizar esta ferramenta para minimizar o risco de geração de falhas por causas relacionadas a operação humana.
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Gestores de Produção/Processo/Desenvolvimento/Qualidade
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Gestores/Donos de Solução de Problemas
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Equipe de Produção/Processo/Desenvolvimento/Qualidade
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Engenheiros e técnicos de manutenção, produção, qualidade
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Definição de erros
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Histórico da ferramenta Poka Yoke
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O Poka Yoke nos sistemas automotivos
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Tipos de Sistema à prova de erros
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Relação entre Custo da Não Qualidade e Poka Yoke
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Casos Práticos
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Exercícios
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A identificação do Poka Yoke no Planejamento da Qualidade
Importante:
Uma análise detalhada em falhas nas indústrias revela que 50 a 75% do total de falhas referem-se ao erro humano, em processos onde tal erro é possível. O erro humano pode ser classificado em Erro por inadvertência, Erros técnicos, Erros premeditados
Desta forma, reconhecendo o erro como inevitável dentro da natureza humana, torna-se fundamental adotar uma abordagem que previna a sua ocorrência, impedindo que o erro se torne ou tenha como conseqüência um defeito.
Entenda como utilizar esta ferramenta para minimizar o risco de geração de falhas por causas relacionadas a operação humana.
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Implementar o conceito de que erros podem ser evitados.
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Capacitar os participantes a identificar pontos passíveis de erros nos sistemas produtivos.
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Capacitar os participantes a identificar e implementar sistemas à prova de erros.
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Promover a melhoria da qualidade dos processos através da aplicação dos conceitos de sistemas à prova de erros.
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Entender o conceito do sistema à prova de erros.
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Promover a redução de custos de falhas, melhoria contínua e aumento na satisfação de clientes internos e externos.
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Atingir a EXCELÊNCIA no desempenho dos processos.
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Promover o trabalho em time, com a participação da produção, manutenção, engenharia industrial, qualidade, logística, etc.