Descrição
Os seus funcionários se envolvem em atividades que podem melhorar a eficiência e a eficácia de sua área de trabalho, contribuindo inclusive para aumentar sua satisfação na realização de suas atividades?
Apresentamos neste treinamento metodologias e ferramentas técnicas e comportamentais, fundamentais para que todos os envolvidos em processos de empresas industriais e de serviços, sejam capazes de melhorá-los continuamente e de forma estruturada, garantindo assim a melhoria e estabilidade em sua performance.
Público Alvo
Funcionários de todos os níveis de organizações de serviços e industriais.
Conteúdo
1. Introdução
2. Metodologia para a Melhoria Contínua
2.1. Escolha do problema.
a – Identificação de possíveis problemas e critérios de seleção.
2.2. Definição do problema:
a – Formar a equipe.
b - Identificação da situação atual.
c - Seleção de indicador(es).
d - Identificação de gap´s entre a situação atual e a desejada.
e – Definição do objetivo do processo de melhoria.
2.3. Análise de causas:
a – Identificação das causas possíveis.
b – Seleção da causa raiz.
c – Validação da causa raiz.
2.4. Busca de soluções:
a – Proposta de ações de melhoria.
b – Seleção de ações para implantação.
2.5. Implantação das soluções:
a – Planejamento da implantação.
b – Implantação das ações.
2.6. Verificação dos resultados:
a – Comparação com os objetivos.
2.7. Padronização das soluções que tiveram êxito:
a – Estabelecimento de novos objetivos.
b – Estratégias de mudança.
3. Conhecimento teórico – prático das ferramentas e técnicas de melhoria.
3.1. As 7 ferramentas: diagrama de afinidade, diagrama de fluxo, diagrama de dispersão, QQDCC, diagrama e causa - efeito, diagrama de Pareto, gráficos de controle.
3.2. Outras ferramentas de apoio.
Carga Horária
Carga horária:
16 horas